Blog Minas Casa

Dica 74

Tenho uma sala conjugada com sala de estar e quero reformá-la.
Desejo mudar o piso, se for o caso, as paredes, e deixá-la mais confortável e com cara de ambiente decorado.
Pensei em colocar uma sanca, mas não sei se irá aumentar ou diminuir o espaço.
A parede da sala de jantar tem 6,5mt.comp.x3,10largura.x2,60alt.
A escada tem 95cm de largura.
A sala de jantar tem 8 cadeiras. Talvez seja meio grande para o espaço, mas é de acordo com a minha necessidade porque sempre recebemos familiares e amigos para comer em casa. O sofá tem que ser de couro e a cortina estilo persiana porque a minha filha é alérgica. Gostaria de decorar de forma a tornar o ambiente maior ou com porcelanato ou piso de madeira. O espaço abaixo da escada eu utilizo atualmente para guardar brinquedos da minha única filha de 5 anos de idade.

A troca do piso, que hoje é listrado, será fundamental para uma decoração mais leve. Você pode optar por porcelanato ou laminado de madeira, desde que sejam claros. Sendo o laminado a sua escolha, evite os tons de madeira amarelados.

Nas paredes, use tinta acrílica fosca branca, assim como no teto. Mas faça uma pintura diferenciada na parede maior, a que se vê ao entrar na sala, seguindo até o vão abaixo da escada, formando um “L”. Nelas, você pode escolher entre um tom de bege ou verde pastel, ou ainda um tom de laranja claro e não muito saturado.

Para criar uma iluminação personalizada, o melhor a se fazer é rebaixar o teto em gesso, mas sem detalhes. Esse tipo de rebaixo permite a instalação de luminárias embutidas, que costumam ter um design bem discreto, o que é fundamental para o efeito que você deseja alcançar.

A parte da sala onde está a mesa de jantar vai precisar de mais atenção. De acordo com a foto, parece que são 6 cadeiras, e não 8 como descrito. É preciso afastar a mesa da parede, respeitando o espaço para as pessoas se assentarem. Mas se a circulação do outro lado ficar comprometida, experimente inverter a posição da mesa, enconstando na parede o seu lado menor. Nesse caso, o ideal é que se utilizem apenas 4 cadeiras. Nos momentos em que for necessário mais lugares à mesa, complete o número de assentos com puffs que, no dia-a-dia poderão estar posicionados no ambientes de estar, fazendo a intercessão entre os espaços.

O sofá pode ser mantido, já que ele parece estar em boas condições de conservação. Mas como a sua cor, assim como o acabamento da estante, são escuras, o marrom não deverá ser repetido em nenhum outro elemento.

Sugiro também a troca da persiana por modelo vertical, bem mais atual e bonito, na cor branca.

O espaço abaixo da escada pode ser muito bem aproveitado se for fechado com portas em MDF branco. Nele, você poderá colocar alguns brinquedos da sua filha - aqueles que não couberem no quarto dela, que é o local ideal para serem guardados.

Complete a decoração com um tapete de pêlo baixo, em tom mais escuro que o piso e mais claro que o sofá, no ambiente do estar. Instale uma tela grande e colorida na parede sobre o sofá e, na parte da parede que corresponder à largura da mesa, um espelho ou escultura de parede. Entre os sofás, posicione uma mesinha de canto em vidro. Entre o sofá e a estante, coloque uma planta de sombra, como a pleomele, em cachepô de vidro também.

Att,

FERNANDA BERNI

Designer de Ambientes
Receba nossa News Siga-nos no Twitter Twitter
Facebook
Youtube
©Todos os direitos reservados ao Shopping Minascasa
Horário de funcionamento: de segunda a sábado, de 10:00 às 22:00; domingo, de 14:00 às 20:00
Av. Cristiano Machado, 3411 • Ipiranga • Belo Horizonte • Minas Gerais CEP: 31160-380 • Tel: (31) 3449-6000