Blog Minas Casa

Sustentabilidade e Aproveitamento de Espaços


Postador por Shopping Minascasa | Assunto: Dicas do Especialista

No Informativo Mensal do Shopping Minascasa, o DECORE, temos um espaço de nome “Espaço do Decorador”, onde, todo mês, um decorador pode deixar uma dica que julgue interessante sobre o assunto. É uma maneira de estreitarmos o relacionamento com um profissional tão importante para nós e também, uma forma do profissional divulgar um pouco mais do seu trabalho. Caso deseje participar deste espaço entre em contato pelo e-mail: sacminascasa@minascasa.com.br

Este mês, contamos com uma dica muito especial da Designer de Interiores, Luciana Dutra, que ensina a compor ambientes sustentáveis. Acompanhem abaixo:

Atualmente, a sustentabilidade e a adaptação a espaços compactos são tendências que parecem guiar o setor de design e decoração. Diante disso, a designer de interiores Luciana Dutra afirma que é preciso buscar soluções inteligentes e personalizadas.

Segundo ela, para aderir à sustentabilidade é preciso pensar em como incorporar o conceito em todo o ambiente. “O primeiro passo é buscar projetos capazes de aproveitar a iluminação e a ventilação natural, evitando ao máximo o uso de dispositivos artificiais”, afirma. O uso de cores claras e o posicionamento de janelas considerando o movimento do sol são exemplos de soluções.

Além disso, Luciana ressalta que já existem opções de móveis feitos a partir de procedimentos e materiais sustentáveis. “Alguns exemplos são mobiliários feitos com madeiras de reflorestamento. Outra opção é o MDP, que imita e a madeira”, explica. Os itens de decoração feitos com papel reciclado, garrafas PET ou com tecidos e retalhos reaproveitados também são soluções ambientalmente corretas.

Compactos

Outra questão que ganhou espaço e precisa ser considerada na elaboração de projetos de decoração é o fato dos ambientes serem cada vez mais reduzidos. Por isso, a boa utilização dos espaços deve ser o ponto de partida na escolha de móveis e itens de decoração.

De acordo com Luciana, para espaços pequenos não há nada melhor do que uma marcenaria bem feita. “Um bom exemplo é um quarto no qual você utiliza uma marcenaria preparada para encaixar o colchão e que ofereça um nicho embaixo para armazenar roupa de cama, por exemplo. Outra boa solução é integrar as salas de TV, estar e jantar, para facilitar a circulação”, aponta.

A designer também sugere a utilização de divisórias planejadas, que podem separar ambientes e servir como armários. “Para dividir a sala da cozinha, pode-se fazer um balcão que tenha de um lado um armário para guardar utensílios e, do outro, nichos para o aparelho de televisão e livros”, diz.

Segundo ela, o mercado tem, cada vez mais, uma preocupação em pensar móveis sob medida e soluções personalizadas para atender a essa nova demanda, o que é o caso de várias lojas do Shopping Minascasa.

Comentários | Comente | Envie

    Cultura
    Diversão
    Espaço do Leitor
    Sustentabilidade
    Tecnologia
Aqui você pode sugerir pautas e matérias para as postagens.
Sugerir >>
Receba nossa News Siga-nos no Twitter Twitter
Facebook
Youtube
©Todos os direitos reservados ao Shopping Minascasa
Horário de funcionamento: de segunda a sábado, de 10:00 às 22:00; domingo, de 14:00 às 20:00
Av. Cristiano Machado, 3411 • Ipiranga • Belo Horizonte • Minas Gerais CEP: 31160-380 • Tel: (31) 3449-6000