Blog Minas Casa

O design de papel de parede ideal!


Postador por Shopping Minascasa | Assunto: Design

Conheça os estilos de papeis de parede e aprenda a combinar as estampas com os móveis de cada tipo de ambiente.

O papel de parede é um material fácil de aplicar com o qual é possível dar cara nova ao quarto, à sala e até à cozinha sem ter que enfrentar uma reforma. Encontre o estilo que mais combina com o seu lar.

Retrô

O primeiro passo para escolher o desenho da aplicação é analisar o piso, a mobília e a iluminação do cômodo. Móveis de madeira escura e poltronas de cor forte pedem estampas de tons quentes, como laranja e marrom.

Moderno

A mistura de duas estampas deixa o espaço atual, mas elas devem ter pelo menos uma cor em comum para não destoar. Aposte no papel como cabeceira da cama. É uma sugestão mais barata e bastante estilosa para os quartos. As listras horizontais dão a impressão de que o lugar é bem maior.

Clássico

Os tons neutros e os elementos florais e da natureza são fáceis de coordenar. Motivos pequenos e sinuosos ainda dão volume aos ambientes. Eles são ideais para cômodos em que você fica muito tempo, como salas de estar, quartos e escritórios.

Divertido

Esse tipo é indicado para lofts, quartos infantis e lugares de passagem, como corredores e lavabos. Para obter o efeito descontraído e não poluir, os muito coloridos devem ficar apenas em uma parede. Com uma base neutra, deixam o ambiente iluminado.

Aplicação:

Para fazer uma aplicação perfeita de papel de parede, é importante ficar atento à qualidade do papel e, principalmente, ao lote. E para limpá-lo e fazer manutenção é simples: basta limpá-lo com pano úmido!

Confira o passo a passo abaixo:

Você vai precisar de:

. Balde médio para diluir a cola
. Escada
. Fita métrica
. Broxa ou rolo de pintura
. Tesoura
. Estilete afiado
. Espátula para corte, de preferência de aço
. Pano seco

Siga o passo a passo:

1. Limpe a parede com pano úmido e espere secar. Se houver alguma imperfeição, passe uma lixa para aumentar a aderência do papel.

2. Meça a superfície e defina o tamanho das tiras. Corte o papel e deixe 0,10 cm para o recorte no teto e outros 10 cm para o rodapé.

3. Passe cola (veja abaixo as instruções para prepará-la) em abundância, do centro para as bordas. Dobre o papel, juntando as pontas. Espere 1 minuto e passe mais uma mão de cola.

4. Comece aplicando o papel no teto. Espere colar e vá desenrolando até o chão. Repita o processo, dispondo uma folha ao lado da outra.

5. Conforme for colando o papel, passe um pano seco para retirar o excesso de cola. Dê leves tapinhas para evitar as bolhas.

6. Recorte os excessos de papel fazendo vincos firmes com a espátula. Passe o estilete para reforçar e puxe a rebarba com as mãos.

Como fazer a cola para aplicar o papel de parede:

Use cola em pó, diluída em água, sem química e sem cheiro. É a mais adequada para a aplicação do papel de parede. No início, quando é misturada, ela parece um mingau cheio de bolas, mas se dissolve após uma hora, aproximadamente. Prepare-a de acordo com a instrução da embalagem. Dica: 100 g de cola é o suficiente para 30 m².

O que fazer com as tomadas e interruptores:

Deixe o papel de parede passar por cima deles. Quando o papel estiver seco, faça um corte no formato de uma cruz sobre a tomada ou interruptor. Em seguida, abra as partes cortadas com cuidado. Arremate cortando em volta com o estilete afiado.

Continuou com dúvidas?

O ideal é sempre procurar um profissional qualificado para o trabalho!

Boa reforma!!

Comentários | Comente | Envie

    Cultura
    Diversão
    Espaço do Leitor
    Sustentabilidade
    Tecnologia
Aqui você pode sugerir pautas e matérias para as postagens.
Sugerir >>
Receba nossa News Siga-nos no Twitter Twitter
Facebook
Youtube
©Todos os direitos reservados ao Shopping Minascasa
Horário de funcionamento: de segunda a sábado, de 10:00 às 22:00; domingo, de 14:00 às 20:00
Av. Cristiano Machado, 3411 • Ipiranga • Belo Horizonte • Minas Gerais CEP: 31160-380 • Tel: (31) 3449-6000