Blog Minas Casa

História de 90 anos da Poltrona Red Blue


Postador por Shopping Minascasa | Assunto: Design

Misto de objeto utilitário e obra de arte, a poltrona Red Blue, com sua composição de formas puras e cores primárias, é uma das criações mais conhecidas do design moderno. O que nem todos sabem é que o móvel idealizado pelo holandês Gerrit Rietveld (1888-1964) nasceu sem uma característica básica em sua configuração atual: o colorido.

Treinado como marceneiro pelo pai, Rietveld abre sua própria oficina em 1917, buscando liberdade criativa. É provavelmente neste mesmo ano que surge o embrião da Red Blue: uma peça altamente original, que traduzia os componentes tradicionais de uma poltrona em um simples entrelaçamento de retas e planos. Sua construção rigorosamente geométrica, composta por duas placas de compensado e algumas ripas de madeira escurecida, tinha como intuito a produção industrial, mas se adequava perfeitamente ao vocabulário formal do De Stijl – movimento artístico surgido na Holanda em 1917, que pregava o abstracionismo geométrico.

Influenciado por essas ideias e com a convicção de que a cor deveria seguir a forma e enfatizá-la, por volta de 1923, Rietveld cria um código cromático conceitual para a poltrona, definindo sua aparência final: estruturas pretas, planos de corte amarelos, assento azul e encosto vermelho. “O amarelo marca os finais, dando a impressão de que as partes foram cortadas por eixos imaginários no espaço. As diferentes cores enfatizam a independência das partes e a abstração da forma”, afirma a autora Marijke Kuper no livro De stoel van Rietveld, reeditado recentemente pela NAi Uitgevers.

Vale lembrar que o arranjo ortogonal das partes também foi usado por Rietveld em projetos além do mobiliário, como a Casa Schröder, criada por ele em 1924 na cidade holandesa de Utrecht e considerada o primeiro manifesto arquitetônico do De Stijl.

A partir da década de 1930, Rietveld se afasta das ideias desse movimento artístico, mas continua se dedicando à criação de projetos inovadores na arquitetura e no design – ao longo de sua vida, o holandês produziu 215 projetos de mobiliário e 232 de arquitetura. Sua criação mais icônica, no entanto, continua sendo esta poltrona statement, que, há cerca de 90 anos, desafiava os limites entre indústria e arte, entre arte pura e arte aplicada.

Um pouco de história para os estudantes da área e afins! #ficadica

 

Comentários | Comente | Envie

    Cultura
    Diversão
    Espaço do Leitor
    Sustentabilidade
    Tecnologia
Aqui você pode sugerir pautas e matérias para as postagens.
Sugerir >>
Receba nossa News Siga-nos no Twitter Twitter
Facebook
Youtube
©Todos os direitos reservados ao Shopping Minascasa
Horário de funcionamento: de segunda a sábado, de 10:00 às 22:00; domingo, de 14:00 às 20:00
Av. Cristiano Machado, 3411 • Ipiranga • Belo Horizonte • Minas Gerais CEP: 31160-380 • Tel: (31) 3449-6000