Blog Minas Casa

Como vender um projeto!


Postador por Shopping Minascasa | Assunto: Design

Uma imagem vale mais que mil palavras: quem já não ouviu esta frase?

Arquitetos, designers, decoradores, engenheiros e publicitários, são profissionais que vendem ideias. Estas são apresentadas através de projetos, os quais são compostos por memoriais, plantas, elevações, croquis e perspectivas do objeto em estudo.

Quem destas áreas mencionadas já não sofreu para explicar um projeto? O grande desafio é mostrar para o cliente, leigo, uma ideia 3D através de uma representação em 2D.

Esta é a função das perspectivas: uma representação plana, que mostra um ambiente ou um objeto como visto “ao vivo” em três dimensões.

As perspectivas podem ser feitas à mão, exigindo conhecimentos técnicos como geometria e pintura, ou em um ambiente gráfico-computacional.

Com a evolução da tecnologia (softwares e hardwares) o desenho à mão passou, cada vez mais, a ser substituído pela representação gráfica em computadores, trazendo agilidade para a rotina dos escritórios e a possibilidade de apresentar ao cliente efeitos de iluminação natural e artificial muito próximos da realidade, o que chamamos de imagens foto-realísticas.

Fazer uma maquete eletrônica também exige conhecimentos específicos, além de softwares e equipamentos adequados.

Quais as finalidades de uma Maquete Eletrônica?

A maquete eletrônica auxilia na compreensão do espaço e ajuda a encontrar soluções espaciais. É utilizada para:

Estudos Profissionais: estudando volumes, cores e materiais de acabamento;

Apresentação de projetos ao cliente: apresentando as formas e composições de volumes, cores, texturas, efeitos de luz natural e artificial;

Venda de imóveis;

Venda de ideias: para obter parceiros ou investidores;
Apresentação para concursos de projetos.

Tipos de Maquete Eletrônica:

Uma maquete eletrônica pode ser desenvolvida em 3 níveis:

Maquete Esquemática: apresenta o volume do objeto em estudo. Através desta representação é possível visualizar a ideia geral, estudando conceitos como simetria, harmonia, equilíbrio, proporção, etc. Através dela tanto o profissional, como o cliente, podem sentir o objeto/espaço em estudo, facilitando a conversa e a definição do projeto, trazendo economia de tempo e maior segurança para ambos;

Maquete Detalhada: esta maquete possui, além da representação dos volumes, cores e texturas. É um desenho apresentado na etapa do anteprojeto e que por trazer maiores detalhes já diz ao cliente qual será o resultado final, evitando problemas de correta compreensão e permitindo que este participe melhor da discussão e definição dos detalhes;

Maquete foto-realística: este tipo de maquete utiliza efeitos de luz natural e artificial, produzindo imagens muito próximas da realidade (semelhantes a fotografias). São perfeitas para quem precisa transmitir, rapidamente, uma ideia, sem precisar do profissional para explicar detalhes. É muito utilizada para vender imóveis e produtos que serão apresentados a um grupo de pessoas, seja em uma exposição, seja através de um jornal, revista ou uma reunião de grande importância.

Plantas Humanizadas!

O uso das cores é uma ferramenta muito utilizada por quem vende projetos. Através delas é possível criar diferentes sensações psicológicas. Uma simples planta baixa, preta e branca, pode ficar muito mais clara e interessante através de um tratamento digital: um recurso muito utilizado por quem quer vender imóveis ou ainda apresentar um trabalho diferenciado. São as chamadas plantas humanizadas (plantas decoradas).

Resumindo as vantagens:

A maquete eletrônica traz maior credibilidade/profissionalismo para o projeto/profissional ao trazer modernidade e tecnologia para o estudo;

Facilita a compreensão do projeto – já que em 3d é muito mais fácil de visualizar a ideia do que em 2d;

Possibilita o estudo de cores, texturas e liluminação de uma maneira mais fiel, evitando surpresas desagradáveis;

Facilita o dia-a-dia do escritório de arquitetura, engenharia, design ou publicidade, reduzindo custos de infra-estrutura e pessoal.

Agora é hora de pesquisar empresas e recursos que facilitem seu trabalho!


Pesquisa feita em: Clique Arquitetura.

 

Comentários | Comente | Envie

    Cultura
    Diversão
    Espaço do Leitor
    Sustentabilidade
    Tecnologia
Aqui você pode sugerir pautas e matérias para as postagens.
Sugerir >>
Receba nossa News Siga-nos no Twitter Twitter
Facebook
Youtube
©Todos os direitos reservados ao Shopping Minascasa
Horário de funcionamento: de segunda a sábado, de 10:00 às 22:00; domingo, de 14:00 às 20:00
Av. Cristiano Machado, 3411 • Ipiranga • Belo Horizonte • Minas Gerais CEP: 31160-380 • Tel: (31) 3449-6000