Blog Minas Casa

A Cadeira Ideal


Postador por Shopping Minascasa | Assunto: Design

A conta quase todo mundo conhece: em média, passamos 1/3 da vida dormindo, 1/3 trabalhando ou estudando e o terço restante nos divertindo. Na prática do dia-a-dia, isto significa que descansamos oito horas, produzimos em mais oito e dedicamos as demais ao lazer.

Mas você já parou para pensar em quanto tempo gastamos sentados? Considerando que realizamos a maior parte de nossas atividades profissionais e recreativas acomodados em cadeiras, poltronas, bancos ou sofás, especialistas calculam que passamos mais ou menos 12 horas diárias nessa posição.

Não parece, mas ficar sentado por longos períodos, mesmo em atividades pouco cansativas, é algo bastante desgastante. Tudo porque a estrutura do corpo humano foi 'projetada' para se movimentar e nosso conforto e saúde dependem do equilíbrio perfeito entre ação e repouso. Quando sentamos, a pressão nos discos intervertebrais aumenta em 50%, se comparada com as condições de quando estamos em pé. É exatamente por esta razão que não conseguimos ficar na mesma posição sobre um assento por muito tempo.

A conclusão é uma só: da mesma maneira que nos preocupamos em dormir em colchões ortopédicos, benéficos à saúde, devemos dedicar atenção especial às cadeiras que utilizamos, principalmente no trabalho. É lá, afinal, onde desempenhamos sentados a maioria de nossas tarefas, e quase sempre em posturas prejudicadas pela concentração no que estamos fazendo.

E como seria, então, a cadeira ideal?

O assento perfeito é aquele que oferece praticidade, conforto e segurança, traduzidos em mecanismos reguláveis para adaptá-lo às características de quem o utiliza. 

Se você não quer correr o risco de prejudicar sua saúde, escolha cadeiras que garantam perfeitas condições de sustentação, apoio e movimento. Os modelos robustos, e que permitem mudanças repetidas de posição para aliviar a sobrecarga na coluna vertebral, quadril e membros inferiores, desimpedindo a correta circulação sanguínea são, enfim, a melhor opção. Na hora de comprar uma cadeira nova, certifique-se de que ela dispõe do seguinte:

1. Mola amortecedora, para evitar impactos na base da coluna vertebral, e regulagem de altura, permitindo que os pés fiquem totalmente apoiados no chão.

2. Assento ajustável, bem estofado, com bordas arredondadas e concavidades anatômicas que impedem a pressão excessiva sobre os vasos sanguíneos das pernas.

3. Encosto regulável, com posições inclináveis para acompanhar as mudanças de posição, e desenho que acomode a curvatura vertebral.

4. Apoios ajustáveis para os braços.

Comentários | Comente | Envie

    Cultura
    Diversão
    Espaço do Leitor
    Sustentabilidade
    Tecnologia
Aqui você pode sugerir pautas e matérias para as postagens.
Sugerir >>
Receba nossa News Siga-nos no Twitter Twitter
Facebook
Youtube
©Todos os direitos reservados ao Shopping Minascasa
Horário de funcionamento: de segunda a sábado, de 10:00 às 22:00; domingo, de 14:00 às 20:00
Av. Cristiano Machado, 3411 • Ipiranga • Belo Horizonte • Minas Gerais CEP: 31160-380 • Tel: (31) 3449-6000