Blog Minas Casa

Cozinha e Espaço Gourmet sustentáveis!


Postador por Shopping Minascasa | Assunto: Decoração

A cozinha de uma casa deve ser um espaço prático e agradável. No entanto, também pode ser barato e sustentável. Para o Morar Mais por Menos, que acontece até o dia 23 de setembro, a cozinha e o espaço gourmet projetados para a mostra deixam claro que é possível combinar consciência ambiental com praticidade e baixo custo.

A varanda gourmet foi idealizada para um suposto casal – o marido é um escritor nordestino e a esposa é francesa. A partir disso, os arquitetos Rivany Farias, Didácio e Flávia Dualibe conseguiram misturar a brasilidade nordestina com a cultura francesa, integrando sustentabilidade, criatividade e bom gosto.

Caixas de madeira da feira se transformaram na base da mesa e o tambor de construção virou uma fonte. A máquina de escrever que ia pro lixo foi pintada de amarelo e agora faz parte da decoração. Os tijolinhos à mostra são porcelanato e o painel da parede é lona.

Segundo a arquiteta Flávia Dualibe, é possível fazer uma decoração incrível com objetos reaproveitados e reciclados gastando pouco e contribuindo para o meio ambiente. “Reaproveitar um tambor de construção é algo inusitado, ninguém pensa que esse objeto pode fazer parte de uma decoração. Em relação às caixas da feira, fomos ao CEASA e pegamos, pois elas já estavam indo para o lixo”, conta.

As cadeiras são feitas de fibra natural. Apesar de não ter custo baixo, contribui para o meio ambiente e transforma as cadeiras em objetos de decoração. Uma das paredes da varanda é decorada com um painel de folhas e galhos de buriti, de um artesão do Tocantins. Outras peças artesanais são as cerâmicas do chão. “A artesã faz peça por peça. Escolhemos os desenhos, as cores e o tipo de cerâmica. Cada uma fica cerca de R$ 20. Vale a pena, pois são peças bem feitas e personalizadas”, garante.

Consciência ambiental e criatividade:

A cozinha da mostra foi projetada pelas arquitetas Letícia Pires e Mayara Kassiê, que também apostaram nos elementos da natureza. Segundo Letícia Pires, a mesa é de madeira sustentável e a bancada é feita de Corian, um material considerado ecologicamente correto por ser composto de, aproximadamente, 70% de resíduo de pedra. “Além disso, na bancada foi desenhado a laser a Catedral de Brasília, que é iluminada com lâmpadas florescentes pelo lado de dentro, dando identidade para a cozinha de um suposto brasiliense. Na decoração, colocamos também uma árvore semi-artificial de bambu, com o tronco natural e folhas artificiais”, diz.

O que destaca bastante no projeto é a parede de folhas secas naturais. De acordo com Letícia, essa decoração teve custo zero. “Tivemos apenas o trabalho de ir até o parque catar as folhas. Temos que levar em consideração que a parede foi decorada para uma exposição. Caso fosse permanente, seria necessário uma proteção, como um acrílico ou vidro por cima das folhas”, índica.

Na pia da cozinha foi montada uma pequena horta. Ela é regada pela água do escorredor de louças que fica na parte superior. “A horta foi pensada para quem gosta de plantar em casa e não usar agrotóxicos. Ela foi estrategicamente colocada no canto da pia para a praticidade de quem estiver cozinhando e também perto da janela para pegar a luz do sol”, explica.

Incrível, não acham?!

Visto em: Correio Braziliense

Comentários | Comente | Envie

    Cultura
    Diversão
    Espaço do Leitor
    Sustentabilidade
    Tecnologia
Aqui você pode sugerir pautas e matérias para as postagens.
Sugerir >>
Receba nossa News Siga-nos no Twitter Twitter
Facebook
Youtube
©Todos os direitos reservados ao Shopping Minascasa
Horário de funcionamento: de segunda a sábado, de 10:00 às 22:00; domingo, de 14:00 às 20:00
Av. Cristiano Machado, 3411 • Ipiranga • Belo Horizonte • Minas Gerais CEP: 31160-380 • Tel: (31) 3449-6000