Blog Minas Casa

A tendência é casas de aço


Postador por Shopping Minascasa | Assunto: Arquitetura

O aço já não pode mais ser visto como uma opção de construção apenas para indústrias, galpões e edifícios comerciais. Os sistemas construtivos em aço – tendência já consolidada em países desenvolvidos – vêm crescendo a cada ano também nos projetos residenciais no Brasil. Profissionais de renome nacional têm aderido à versatilidade do material, que permite maior leveza e agilidade em projetos residenciais.

A evolução tecnológica do aço permitiu sua versatilidade tanto estrutural quanto estética em obras residenciais. São muitas vantagens oferecidas pelo material – redução no peso da estrutura, maior aproveitamento do espaço e construção rápida e limpa –, mas uma das mais festejadas características do aço entre os arquitetos é a liberdade de criação que proporciona, permitindo projetos arrojados, com designs modernos.

A sustentabilidade – conceito que se tornou obrigatório na arquitetura dos dias de hoje – também tem impulsionado o uso do aço na construção residencial. Além de ser extremamente versátil e durável, o aço está em perfeita sintonia com o conceito de desenvolvimento ambientalmente sustentável, uma vez que é o único material totalmente reciclável. Casas feitas em aço tem menor impacto negativo sobre o meio ambiente em termos de uso de energia, consumo de matérias-primas e geração de detritos durante a construção. 

O aço reduz o uso de madeira na obra, evita o desperdício de recursos naturais, como água e energia, e reduz impactos gerados no canteiro de obras, como emissão de poeira e ruídos sonoros. Calcula-se que 200 m2 de uma casa com estrutura em aço podem gerar apenas 1 metro cúbico de resíduos recicláveis durante a construção.

Uma residência em aço é termicamente mais eficiente: as coberturas metálicas com acabamento reflexivo economizam energia pois não absorvem calor, o que deixa o ambiente naturalmente mais fresco. A rapidez no processo de montagem e na execução da obra é outro diferencial importante para as casas em aço, já que as peças vêm do tamanho encomendado da fábrica, tornando menores os prazos de entrega.

Além do mais, não podemos deixar de lado a questão estética que o aço pode proporcionar quando bem trabalhado. Oferece todo um charme personalizado e um diferencial de destaque.

E então, é uma tendência que veio para ficar ou não vai agradar o tradicional e apurado gosto brasileiro?

Informações: Forum da Construção.

Comentários | Comente | Envie

    Cultura
    Diversão
    Espaço do Leitor
    Sustentabilidade
    Tecnologia
Aqui você pode sugerir pautas e matérias para as postagens.
Sugerir >>
Receba nossa News Siga-nos no Twitter Twitter
Facebook
Youtube
©Todos os direitos reservados ao Shopping Minascasa
Horário de funcionamento: de segunda a sábado, de 10:00 às 22:00; domingo, de 14:00 às 20:00
Av. Cristiano Machado, 3411 • Ipiranga • Belo Horizonte • Minas Gerais CEP: 31160-380 • Tel: (31) 3449-6000