Blog Minas Casa

BH sedia nova edição do Arq.Futuro!


Postador por Shopping Minascasa | Assunto: Acontece em BH

A escolha de Belo Horizonte para sediar o Arq.Futuro tem uma grande carga simbólica: em Minas Gerais, o barroco português encontrou sua tradução local, consolidando-se como a primeira forma de expressão brasileira. Ali, sob a febre do ouro, iniciou-se a urbanização da colônia. Minas tem, ainda, a primeira cidade planejada do Brasil -- Belo Horizonte, que abriga uma das mais significativas obras de Oscar Niemeyer, o Complexo da Pampulha. Além disso, tem a pequena Cataguases na Zona da Mata, com um precioso e conjunto de obras modernistas, e o Instituto Inhotim, um dos mais notáveis centros de cultura do país, no qual convergem arquitetura, paisagismo e arte contemporânea.

O evento, que acontecerá na Escola Guignard dias 6 e 7 de novembro,  abordará questões quatro grandes questões: a preservação do patrimônio histórico versus a necessidades de crescimento urbano; os caminhos possíveis para a requalificação e uso das terras agredidas pela mineração; as transformações da paisagem natural; e a busca por novas vocações para locais degradados. Entre os ilustres participantes estarão Maria Elisa Costa, Gustavo Penna, Carlos Alberto Maciel, Flávio Carsalade, Rafael Viñoly, Shohei Shigematsu e Marco Casamonti.

Desde novembro de 2011, três edições destes encontros que permitiram uma extraordinária troca de experiências e atestaram que havia público no Brasil para uma reflexão séria e aprofundada sobre arquitetura. Na primeira edição, em São Paulo, participaram João Filgueiras Lima, o Lelé, Jacques Herzog, Ted Riley e os críticos de arquitetura Paul Goldberger e Karen Stein. Na segunda edição, no Rio de Janeiro, além de grandes arquitetos, especialistas de áreas que tangenciam e complementam a arquitetura fizeram parte do ciclo de palestras. Zaha Hadid e Shigeru Ban marcaram presença.

A organização urbana foi investigada no terceiro Arq.Futuro, que se realizou novamente em São Paulo. Além de arquitetos renomados, como Tod Williams, Billie Tsien, Carlo Ratti, Alejandro Aravena, Isay Weinfeld, Ângelo Bucci e Fernando Mello e Franco, compartilharam suas opiniões, vivências e planos para a cidade, José Serra e Fernando Haddad. A cada nova edição a equipe organizadora procura inovar na temática, escolhendo os convidados mais apropriados para o debate.


Arq.Futuro Belo Horizonte 2012
Local:
Escola Guignard
Endereço: Rua Ascânio Burlamarque, 540
Data: 6 e 7 de novembro
Horário: a partir das 10h

Comentários | Comente | Envie

    Cultura
    Diversão
    Espaço do Leitor
    Sustentabilidade
    Tecnologia
Aqui você pode sugerir pautas e matérias para as postagens.
Sugerir >>
Receba nossa News Siga-nos no Twitter Twitter
Facebook
Youtube
©Todos os direitos reservados ao Shopping Minascasa
Horário de funcionamento: de segunda a sábado, de 10:00 às 22:00; domingo, de 14:00 às 20:00
Av. Cristiano Machado, 3411 • Ipiranga • Belo Horizonte • Minas Gerais CEP: 31160-380 • Tel: (31) 3449-6000